sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cinco Meses na Alemanha e o Estereótipo do Intercâmbio

Sim, depois de quase três meses completos sem postar, estou de volta! Não era meu objetivo ficar tanto tempo sem postar, mas as coisas foram ficando tão corridas que quando encontrava tempo livre só conseguia pensar em relaxar. E as novidades não vinham mais todo dia, né…

Na última quarta-feira (27/06/2012), completei a primeira metade do meu intercâmbio. Cinco meses já se foram – e cinco ainda estão por vir! Devo admito que me sinto bem satisfeito com o que fiz nesse período aqui e não poderia pedir que nada fosse diferente. A forma como tenho crescido e aprendido a lidar com diversas situações é inacreditável. Não sei se já falei isso em algum outro post mas é quase como se eu vivesse 10 anos em um!

Bem… nesses três últimos meses em que não dei sinal de vida viajei pelo interior da Baviera, fui à Praga, Munique, Paris (realmente quis fazer um post sobre cada viagem, para contar as experiências que tive. Mas, caso fizesse agora, não sairia tão bem… a notícia já não está tão ‘fresca’), meu alemão melhorou inacreditavelmente – sai de um ponto em que falava inglês mais da metade do tempo para falar alemão 99%. Claro que ainda cometo bastante erro, mas já consigo me comunicar! –, fiz um estágio de duas semanas como coordenador de pessoas com deficiência mental, fiz amigos (na minha cidade e nas viagens), dormi, acordei, comi, tomei banho, estudei (no meu caso, alemão), respirei, fui pra escola, sai nos finais de semana, fui no grupo de política, remei, fui na academia (tentativa falha de criar uma rotina. Fui duas vezes e desisti… hahaha. Mas o remo já conta como esporte!), fui ao cinema, assisti à alguns jogos da Eurocopa (talvez não se chame assim), respirei de novo, bebi água, dormi (nunca é demais, né…) e tomei banho.

Pode ser que você não esteja entendendo o título do post ou o porque eu citei coisas que fiz no dia a dia nos últimos três meses. Tentarei explicar rapidamente: muita gente vem me pedir dicas ou perguntar como está sendo meu intercambio, meus amigos sempre querem saber as novidades e tudo mais. Até aí tudo bem e normal (melhor eles se interessarem do que me esquecerem, certo?!). O problema começa quando eu conto como estão as coisas aqui e as pessoas, de certa forma, se decepcionam. Eu já tentei me perguntar o que as pessoas esperam que eu faça aqui… Talvez eles queiram que eu saia voando por aí, né?! Sim, intercambistas também fazem coisas normais do dia a dia e não é sempre que vai ter uma novidade fora do comum para contar. No começo, é claro, tudo é uma novidade. Mas com o tempo você começa a se acostumar com a vida aqui e essas coisas começam a fazer parte do seu cotidiano. Logo, não há muito de extraordinário para contar.***************** Então, se você vai dar inicio ao seu intercambio agora, se prepare: vai depender de você, o fato de fazer algo ‘a mais’ no seu intercambio. Mas, de qualquer forma, você terá uma vida normal. O aprendizado que você terá (e isso depende de você), é que vai definir qual tipo de intercambista você é.

Mudando o assunto completamente… Hoje é o meu primeiro dia de férias!!!!!!! Ainda não estou acreditando o quão rápido as coisas estão passando – ao mesmo tempo que estou feliz pelas férias, estou receoso de que tudo comece a passar rápido demais. Logo logo viajo e quando eu menos esperar, estou de volta às aulas e faltarão apenas três meses para ir embora… Mas não é hora de pensar nisso!!! Ainda estou no momento de planejamento de viagens, hahaha!

Quanto ao meu alemão… muita gente tem perguntado e é como eu disse ali em cima: a comunicação eu já consigo fazer. Agora estou trabalhando para corrigir os erros e conseguir falar fluente até o final do ano!

E, por último, quanto aos meus cinco meses aqui… Hoje posso afirmar com toda e total absoluta certeza de que vir para a Alemanha foi a melhor decisão que já fiz até hoje! Estou, de fato, muito feliz aqui e já não consigo imaginar como vai ser voltar para o Brasil. Esse lugar (a Alemanha) não tem igual no mundo.

Este post provavelmente ficou super-mega confuso… Eu acho perdi o jeito pra escrever (ainda mais em português) nesses últimos três meses sem postar – se é que já tive algum jeito pra isso. Hahaha. E eu prometo tentar postar com mais frequência daqui pra frente!!!

***************** Se você é meu amigo e leu este post: pode continuar perguntando como estão as coisas aqui. hahaha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário